OBJETO
A Decathlon tem produtos para venda no seu Sítio, sendo que os seus serviços de venda online estão disponíveis exclusivamente para pessoas singulares, não comerciantes. O Cliente é o indivíduo que compra fora do âmbito do seu negócio ou profissão. Caso não seja um Cliente solicitamos que não efetue compras no Sítio.
A Decathlon reserva se no direito de não processar compras relacionadas com Clientees que não sejam pessoas singulares ou que sejam comerciantes.
O Cliente antes de premir a tecla “Encomenda e Pagamento” no final da operação de encomenda, deverá ler atentamente as presentes condições. Caso não concorde com as mesmas deverá abster-se de efetuar qualquer encomenda.
Em cumprimento ao previsto no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, com redação alterada pela Lei n.º 10/2023, de 3 de março, a Decathlon apresenta, para fins de permitir ao Cliente o contacto e comunicar de forma rápida e eficaz, as seguintes informações:
Identidade da Decathlon:
- SPDAD SOCIEDADE PORTUGUESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ARTIGOS DE DESPORTO, UNIPESSOAL LDA.
- NIPC: 503 074 586
- Matrícula na Conservatória do Registo Comercial da Amadora
Endereço físico onde se encontra estabelecido:
- Estrada do Monte da Cabreira, n.º 1 e 1A, 2610017 Amadora
Número de telefone e o endereço eletrónico:
- A Decathlon não possui número de telefone e endereço eletrónico, mas uma plataforma de contacto direto com os Clientes através da Apoio ao Cliente..
ENCOMENDA
Nenhum contrato respeitante aos produtos disponíveis no Sítio é estabelecido entre a Decathlon e o Cliente sem que a encomenda tenha sido primeiramente aceite pelo Cliente.
Ao efetuar a sua encomenda, o Cliente manifesta a sua aceitação, plena, completa e sem reservas das CGV, dos preços e da descrição dos produtos contemplados nesta transacção.
Para efetuar uma encomenda é necessário que o Cliente disponha de um endereço de correio eletrónico e que o seu browser esteja configurado para aceitar cookies e pop ups que permitam utilizar todas as condições de navegabilidade do sítio.
Para efetuar uma encomenda deverá seguir o processo de compra online e premir a tecla “Encomendar e pagar”. De seguida, receberá um email no endereço de correio eletrónico previamente indicado, confirmando que a sua encomenda foi recebida pela Decathlon (a "Confirmação de Recepção de Encomenda"). Deverá ter em atenção que isto não significa que a sua encomenda tenha sido aceite. A encomenda constitui apenas uma proposta de compra de um ou mais produtos. Qualquer encomenda fica sujeita à respectiva aceitação pela Decathlon, a qual será sempre confirmada através do envio de um email comunicando o envio do(s) produto(s) (Confirmação de Envio).
As encomendas poderão ter artigos vendidos pela Decathlon e por terceiros (Marketplace). Nestes casos, o Cliente deverá ler atentamente as condições gerais de venda do Marketplace disponíveis aqui.
O contrato de compra e venda entre a Decathlon e o Cliente apenas ficará formalizado com a comunicação da Confirmação de Envio.
O contrato dirá apenas respeito aos produtos mencionados na Confirmação de Envio. A Decathlon não terá a obrigação de fornecer nenhum outro produto que possa constar da encomenda, até que a remessa do mesmo tenha sido objecto de uma outra Confirmação de Envio.
Em caso de extravio da encomenda, a Decathlon reserva-se no direito de informar o cliente, sendo sempre efetuado o respetivo cancelamento.
As fotografias apresentadas no Sítio são meramente ilustrativas, pelo que antes de efetuar uma encomenda recomenda-se a consulta detalhada do produto para informação sobre as respectivas características.
Para o acompanhamento do estado da encomenda, o Cliente poderá fazê-lo diretamente junto da Transportadora, ou através de um link de seguimento/ traçabilidade disponível na área pessoal do sítio. Este link será também disponibilizado aquando o envio do email automático de expedição da mercadoria.
DISPONIBILIDADE DE ARTIGOS
Caso se verifique indisponibilidade de qualquer dos artigos encomendados, e após ter contactado o fornecedor relativamente à viabilidade da sua reposição, a Decathlon contactará o cliente, caso o prazo de entrega ou o preço tenha sofrido alterações. A continuidade desta encomenda apenas prosseguirá após consentimento do cliente.
A Decathlon não disponibiliza para venda online munições ou objetos cortantes com lâminas de tamanho igual ou superior a 10 cms (designadamente facas), quer para entrega ao domicílio, quer nos pontos de recolha. Não obstante, relativamente a artigos que se encontrem disponíveis em loja física, é possível ao cliente proceder à reserva deste tipo de artigos, para compra em loja e/ou reserva por telefone, encontrando-se a mesma sujeita à verificação dos requisitos legais em vigor para a compra e venda destes artigos, nomeadamente da idade dos comprador e demais obrigações legais, designadamente o uso de licença de uso e porte de arma.
DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais são tratados informaticamente, destinando-se aos envios correspondentes às suas encomendas, respectivo apoio administrativo e fins estatísticos. Os dados pessoais recolhidos poderão ser comunicados às entidades públicas ou administrativas ou a entidades terceiras de reconhecida idoneidade para fins designadamente para entrega de artigos ao domicílio, assistência técnica, entidades financeiras, ou outros parceiros devidamente identificados que assegurem a prestação de serviços solicitada pelo cliente, bem como a parceiros de marketing digital, com vista à promoção de ações de marketing direto da Decathlon.
Ao titular é garantido o direito de acesso, retificação, alteração ou eliminação dos seus dados pessoais, bastando contatar a Decathlon, através do FORMULÁRIO RGPD.
Caso entenda que a Decathlon não deu a resposta adequada poderá apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
O Cliente, ao fazer a opção nas preferências de cookies, autoriza a Decathlon a tratar de forma automatizada os dados pessoais facultados, podendo aceder e modificar os seus dados e as preferências de comunicação a qualquer momento, na sua área pessoal, após ter realizado o seu registo no sítio.
O Cliente declara ter lido e tomado conhecimento da Política de Privacidade e de Cookies devidamente publicada neste sítio eletrónico.
RECUSA DE ENCOMENDA
Não obstante o seu esforço para processar todas as encomendas, poderão ocorrer circunstâncias excepcionais ou imprevisíveis que a levem a recusar o processamento e/ou a sua aceitação, mesmo depois de enviada uma Confirmação de Recepção de Encomenda, o que aquela se reserva o direito de fazer, segundo o seu único critério, em qualquer momento.
A Decathlon não será em nenhum caso responsável perante o Cliente ou qualquer terceiro, pela retirada de qualquer produto que figure no sítio, pela alteração ou eliminação de quaisquer materiais ou conteúdos deste, nem pela recusa de concluir o processamento ou de aceitar qualquer encomenda que tenha sido objecto do envio de uma Confirmação de Recepção de Encomenda.
A Decathlon reserva-se o direito de recusar qualquer encomenda, nomeadamente, pelos seguintes motivos:
- o produto já não se encontra disponível em stock;
- a informação da faturação não está correta ou verificável;
- quando a encomenda é sinalizada pelo sistema de segurança como incorreta ou suscetível de constituir uma fraude;
- o pagamento não ter sido recepcionado num prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a aceitação da encomenda;
- erro na cotação do preço;
impossibilidade de entrega no endereço fornecido;
- se tiver suspeitas que o Cliente é menor;
- Em caso de força maior, de qualquer natureza.
- Outras situações informadas ao Cliente.
PREÇO
Ainda que a Decathlon procure assegurar que todos os preços indicados no sítio eletrónico estejam corretos, poderão ocorrer erros.
Exceto em caso de erro evidente, o preço dos produtos será o que estiver indicado em cada momento no sítio, sem prejuízo de posterior aplicação de descontos.
Se a Decathlon verificar que o preço de um produto constante de uma encomenda está errado, informará o Cliente logo que possível, dando-lhe a escolher entre reconfirmar a encomenda ao preço correto ou proceder ao respectivo cancelamento.
Na impossibilidade de contactar o Cliente, a encomenda será dada por cancelada e o Cliente será totalmente reembolsado do preço dos produtos, se já os tiver pago.
A Decathlon não terá obrigação de fornecer qualquer produto a preço incorreto (se inferior), mesmo que já tenha sido expedida uma Confirmação de Envio, se o erro for notório, inequívoco ou devesse ter sido identificado pelo Cliente em circunstâncias razoáveis.
Os preços são suscetíveis de alteração em qualquer momento mas, salvo o referido acima, essa alteração não afetará encomendas relativamente às quais já tenha sido expedida uma Confirmação de Envio.
Os preços praticados no sítio são independentes e autónomos dos preços praticados nas lojas físicas, sem prejuízo de serem, usualmente, coincidentes. No entanto, poderão verificar-se oscilações com aquelas, websites de congéneres, ou outros sítios, relacionadas com campanhas promocionais para comercialização online.
Quando o Cliente tiver terminado as suas compras online, todos os produtos escolhidos e que pretende adquirir constarão do seu carrinho de compras. No fim do processo de escolha, o Cliente deverá confirmar a totalidade do montante da compra e efetuar o pagamento.
Ao valor do preço de cada produto poderão acrescer custos de entrega, os quais serão adicionados ao preço final, conforme indicado no capítulo IX.
Códigos Promocionais
Quando utilizado de acordo com as regras estabelecidas, um código promocional habilita o Cliente a usufruir de uma promoção relativa à compra de um artigo específico ou de um conjunto de artigos durante o período indicado/associado ao respectivo código/campanha promocional.
Os códigos promocionais só são válidos em compras efetuadas online, em www.decathlon.pt.
Não é permitida a utilização de códigos promocionais para fins comerciais ou de carácter profissional.
O código promocional será aplicado automaticamente ao pedido do Cliente e será refletido no preço total da fatura final, não sendo suscetível de troca pelo seu valor em numerário. Só poderá ser utilizado um código por cada encomenda. Alguns códigos podem destinar-se a compras de um determinado artigo em exclusivo ou ser aplicados a um valor mínimo de compra, conjunto ou lote de produtos específicos. A Decathlon reserva-se o direito de segmentar campanhas e promoções online. Antes de efetuar a sua compra, o Cliente deverá verificar as condições em vigor.
FORMAS DE PAGAMENTO
- Cartão VISA, MASTERCARD ou MBNET
- Transferência bancária para compras iguais ou superiores a 250€
- Referência MB (Hipay)
- Cheque fidelidade Decathlon
- Cartão presente Decathlon e Vale Desconto
- MBWay
- KLARNA
A Decathlon reserva-se o direito de não aceitar cheques e/ou numerário como pagamento para compras online, mas apenas as opções de pagamento acima enunciadas.
CARTÃO VISA / MASTERCARD / MBNET
O cartão de crédito (VISA ou MasterCard) é um método seguro de pagamento através da Internet. O Cliente poderá optar por este modo de pagamento, na finalização da encomenda. Será necessário preencher os seguintes dados para efetivar o pagamento:
a) Nome do proprietário do cartão
b) N.º Cartão Crédito* (16 dígitos)
c) Código Segurança CCV (3 dígitos)
d) Validade Ano/Mês (Formato: MM/AA)
Por questões de segurança, o Cliente não deve incluir, em nenhuma circunstância, o seu número de cartão de crédito nas comunicações via email.
Todas as transações com cartão de crédito são da inteira responsabilidade da ACI.
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
O cliente poderá optar por este modo de pagamento, caso a Decathlon o tenha disponível no seu sítio e nas condições e limites que ali se encontrem definidos.
Após a seleção deste modo de pagamento, o Cliente receberá um email de registo da encomenda, no qual a Decathlon o informará sobre os dados bancários necessários para efetuar o pagamento, em qualquer caixa ATM, homebanking ou telebanking.
O pagamento através deste meio que não tenha sido recepcionado pela Decathlon, no prazo previsto no sítio, poderá sofrer anulação/cancelamento por parte desta entidade.
REFERÊNCIAS MB – HIPAY
O cliente poderá optar por este modo de pagamento, na finalização da sua encomenda, ao selecionar a expressão “Referência MB”.
O Cliente finaliza a encomenda online, clicando no botão “Encomendar e Pagar”. Os dados para pagamento serão apresentados no passo seguinte e enviados por email.
O Cliente deverá efetuar o pagamento com os dados que lhe foram fornecidos (entidade, referência e montante) no prazo de 24 horas numa Caixa Multibanco ou HomeBanking.
Após confirmação do pagamento pelos serviços da Decathlon, o Cliente receberá um email com a confirmação e validação da encomenda. Caso o Cliente não efetue o pagamento no prazo de 24 horas, a encomenda é cancelada.
CHEQUE FIDELIDADE DECATHLON
O Cliente poderá optar por este modo de pagamento, inserindo os dados do seu cartão Decathlon.
Os Cheques Fidelidade são emitidos pela Decathlon e enviados por correio eletrónico após a realização de compras nas lojas físicas ou na loja online decathlon.pt, bem como são exclusivos para clientes com Cartão Decathlon.
CARTÃO PRESENTE DECATHLON E VALE DESCONTO
O Cliente deverá selecioná-lo como modo de pagamento e inserir os respectivos dados constantes do seu cartão presente Decathlon ou do vale desconto, seguido do respetivo Código PIN.
Estes cartões podem ser obtidos em qualquer loja Decathlon ou em decathlon.pt, podendo ser utilizados para deduzir em compras, quer nas lojas físicas, quer na loja online decathlon.pt.
O Cliente poderá pagar parte ou a totalidade da encomenda com o cartão presente ou vale de desconto.
O uso do vale de desconto é único e só poderá ser utilizado em compras de valor igual ou superior ao mesmo.
O uso dos cartões presente está limitado a 6 por encomenda em decathlon.pt.
O reembolso dos cartões presente será, obrigatoriamente, feito através de cartão presente.
MBWAY
Com o MB WAY pode associar os seus cartões bancários ao seu número de telemóvel e assim fazer compras através do seu smartphone ou tablet. Basta introduzir o número de telemóvel e aceitar o pagamento na app MBWAY. Como utilizar AQUI
KLARNA
Com a Klarna podes dividir o valor da tua encomenda em 3 vezes, sem juros, entre valores de 35€ a 3000€. As prestações serão debitadas no teu cartão (crédito, débito, pré-pago) a cada 30 dias. A primeira prestação é cobrada na confirmação da encomenda, enquanto que as prestações seguintes serão pagas mensalmente.
Encomendas pagas com este meio não é possível efetuar trocas nas lojas físicas. A devolução pode ser depositada em qualquer uma das nossas lojas, e o reembolso é processado automaticamente assim que a mesma seja entregue no nosso armazém.
Para mais informações, visita a página com as Perguntas Frequentes AQUI
SEGURANÇA NO PAGAMENTO
Como forma de minimizar a probabilidade de acesso não autorizado aos dados bancários do Cliente, os dados do cartão bancário utilizado (vide formas de pagamento) são encriptados e enviados para o fornecedor de serviços de pagamento eletrônico remoto em conformidade com a PSD2, sem que terceiros possam ter acesso à informação transmitida (ACI - Cartão de Débito/Crédito; REDUNICRE - Mbway; Hipay - Multibanco).
O pagamento através da utilização de cartões de crédito está sujeito à sua verificação e autorização pelas entidades emitentes. Contudo, se o emitente do cartão bancário não autorizar o respectivo pagamento, a Decathlon não poderá ser responsabilizada por qualquer atraso ou falta de entrega do(s) artigo(s), podendo recusar-se a celebrar contrato com o Cliente.
A Decathlon não poderá, em qualquer circunstância, ser responsabilizada por qualquer dano sofrido como resultado do uso de meios eletrónicos de comunicação incluindo, mas não limitado a danos decorrentes de falhas ou atrasos nas comunicações eletrónicas, intercepções ou manipulações das comunicações eletrónicas por terceiros ou por programas de computador utilizados para comunicações ou transmissões de vírus.
Estas informações são confidenciais e não serão utilizadas pelas Decathlon, exceto para realizar os procedimentos necessários para compra ou estorno (no caso de devolução).
ENTREGA (Recolha em Loja, Ponto de Entrega e Entrega a Domicílio)
Sob condição dos produtos adquiridos se encontrarem disponíveis, a Decathlon fará os melhores esforços para que, salvo em caso de circunstâncias excepcionais, os produtos constantes de uma “Confirmação de Envio” sejam entregues ao Cliente na data ali indicada ou, não havendo indicação de data, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da “Confirmação de Recepção de Encomenda”.
A Decathlon só faz expedição nos dias úteis. Desta forma, não são contabilizados nem os fins de semana nem os feriados para estimativa de entrega de encomendas. De qualquer forma, as datas de estimativa de entrega são meramente indicativas.
Nenhuma encomenda poderá ser entregue no estrangeiro, a venda em www.decathlon.pt é exclusiva para Portugal. Cada país tem a sua loja Decathlon online com os seus próprios produtos, preços e gastos de envio, que podem sofrer variações locais. Ao aceder ao sítio pela primeira vez, o Cliente deverá selecionar o país onde receberá a compra.
O Cliente receberá o código de seguimento em até 24h após o envio estar disponível para seguimento. Pode dar-se o caso de ter havido um atraso na transportadora na triagem da encomenda, justificando assim o facto de ainda não estar a conseguir ver em que estado é que se encontra a sua encomenda.
Se após 48h o mesmo continue sem funcionar, por favor entre em contacto conosco através do nosso email: apoiocliente@decathlon.com
Caso opte pelo método de entrega Click & Recolha não é possível fazer o seguimento da expedição. Receberá notificações quando a encomenda estiver disponível para levantamento em loja (mail/sms).
Se a transportadora for a Logic (volumosos) não é possível fazer o seguimento da expedição, contudo 24H antes da entrega será notificado por sms.
Caso o Cliente não tenha disponibilidade para recepcionar a encomenda no dia previamente acordado, as soluções variam mediante a transportadora escolhida:
A) CTT, DPD e VASP: Realizam uma segunda tentativa de entrega. Caso a 2º tentativa de entrega não seja conseguida, a encomenda irá ficar disponível num ponto de recolha;
B) LOGIC e TTMB: Será realizada um agendamento de uma nova data.
A Decathlon informa que os tempos médios de entrega estimados são os seguintes:
- Portugal Continental: de 2 a 9 dias úteis.
- Ilhas: de 9 a 30 dias úteis, dependendo se o transporte é feito através de via aérea ou marítima, salvo situações alheias à vontade da Decathlon ou relacionadas com estado de sítio, emergência ou equiparados, como condições meteorológicas, greves, atos terroristas, etc.
Razões possíveis para o atraso podem incluir, entre outras:
- Personalização de produtos;
- Produtos especializados;
- Circunstâncias imprevistas (ruturas de stock, indisponibilidade de sistema, etc) ;
- Local de entrega.
- Indisponibilidade de qualquer dos artigos encomendados
Qualquer atraso verificado na expedição de artigos, face às datas de estimativa apresentadas, não confere ao Cliente qualquer direito indemnizatório.
Se, por qualquer motivo, a Decathlon não puder proceder à entrega na data prevista, o Cliente será informado em conformidade e será dada a opção de manter a encomenda mediante prorrogação do prazo de entrega ou de proceder ao seu cancelamento contra o reembolso total, que deverá ocorrer em até 14 dias após o fornecimento dos dados necessários para proceder ao reembolso. Não sendo efetuado o reembolso durante este período, o Cliente terá direito ao dobro do montante pago, sem prejuízo da indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais a que haja lugar.
Não são efetuadas entregas aos fins de semana e feriados, exceto para Pontos de Recolha e Lojas Decathlon (ou qualquer outra indicação expressamente indicada por parte da Decathlon), no caso concreto.
Para efeitos das presentes Condições, uma "entrega" considera-se efectuada ou um artigo considera-se "entregue" com a aposição da assinatura de quem o recebe, no recibo de entrega, na morada acordada.
Formas de Entrega e respectivos custos encontra-se disponível em: https://suporte.decathlon.pt/hc/pt/articles/5069682023697-M%C3%A9todos-e-custos-de-envio
O Cliente deverá manter os dados referentes à morada da entrega atualizados no momento da confirmação da encomenda. Nos casos em que houver alteração da morada após o envio da encomenda, o Cliente tem conhecimento que poderá atrasar a entrega e deverá comunicar imediatamente à Decathlon através do email: apoiocliente@decathlon.com.
Entregas Parciais
Sempre que possível, a encomenda será enviada ao Cliente apenas numa única remessa. No entanto, a Decathlon reserva-se o direito de dividir a encomenda, caso preveja um atraso na entrega de algum dos seus componentes ou em manifesto caso de indisponibilidade de um dos artigos. O Cliente será sempre informado desta circunstância através de comunicação via correio eletrónico.
Verificação no momento da Entrega
No ato da entrega, o Cliente deve certificar-se que a embalagem de transporte e envio do artigo adquirido não sofreu danos. Na eventualidade desta embalagem se encontrar danificada, o Cliente deve de imediato apresentar reclamação escrita ao transportador assinalando as suas reservas diretamente na guia de transporte ou outro documento eventualmente entregue para assinatura.
Se o Cliente, no ato da entrega, verificar que o artigo adquirido se encontra danificado, não deve aceitar a encomenda, mas sim devolvê-la. Neste caso, a Decathlon procederá ao reembolso dos valores pagos pelo Cliente, em virtude da mesma, assim que o armazém recepcione a sua devolução.
A Decathlon considera que o Cliente aceitou a conformidade dos produtos adquiridos se nada disser em contrário, no prazo máximo de 30 dias corridos, contados da data da sua entrega.
Entrega de artigos volumosos
Este serviço é destinado aos artigos devidamente assinalados na ficha de produto que, devido ao seu tamanho e/ou peso, exigem um cuidado especial. Usualmente são produtos com peso superior a 30 Kg e/ou dimensão lateral superior a 120 cm. O custo de entrega deste tipo de artigo deverá ser consultado no capítulo respeitante à Entrega.
A montagem dos artigos não está incluída no respectivo custo de entrega. Caso o Cliente pretenda este serviço, deverá selecionar o meio de entrega específico para o efeito e que está disponível em apenas alguns artigos, nas condições descritas no Sítio.
DIREITO DE LIVRE RESOLUÇÃO (Devoluções, Trocas, Cancelamentos e Reembolso)
O Direito de Livre Resolução nos contratos celebrados à distância, como nos casos dos contratos de compra e venda de artigos através do nosso site www.decathlon.pt, é regulado pelo artigo 10º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 109-G/2021, de 10 de dezembro, em vigor a partir de 2022-05-28.
O Cliente poderá cancelar a encomenda sem incorrer em quaisquer custos, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias a contar:
a) Do dia da celebração do contrato, no caso dos contratos de prestação de serviços;
b) Do dia em que o Cliente ou terceiro por ele indicado receba o artigo ou, se forem vários artigos, a partir da recepção do último artigo
O Cliente poderá cancelar a encomenda efetuada, em qualquer momento, até à sua entrega, com direito ao reembolso de todas as quantias pagas.
O não pagamento da encomenda no prazo de 5 (cinco) dias, subsequentes à data em que tenha sido definitivamente efectuada, implica o seu cancelamento automático.
No âmbito da sua Política Comercial, a Decathlon autoriza o cancelamento, a troca ou devolução da encomenda nas seguintes situações:
- Caso seja cliente não fidelizado (sem cartão Decathlon) dispõe de 30 dias contados da data da compra para trocar ou devolver o artigo adquirido, desde que se encontre em perfeitas condições, na sua embalagem original e com todos os acessórios incluídos, devendo ser acompanhado pelo respectivo comprovativo de compra ou pela fatura original.
- Caso seja cliente fidelizado (com cartão Decathlon) dispõe de 2 anos contados da data da compra para trocar ou devolver o artigo adquirido, desde que se encontre em perfeitas condições, na sua embalagem original e com todos os acessórios incluídos, devendo ser acompanhado pelo respectivo comprovativo de compra ou pela fatura original.
Consulte mais informações sobre Garantias, aqui.
O direito à resolução do contrato e à troca e/ou devolução no âmbito da sua Política Comercial dos artigos, apenas terá lugar no caso em que os mesmos sejam devolvidos em estado idêntico ao que foram recebidos pelo Cliente e sem quaisquer sinais de uso.
Cabe ao Cliente as seguintes proceder à devolução dos artigos :
a) Com todos os manuais de instruções, documentos e materiais de embalagem. Todo o produto danificado, que não se encontre em idênticas condições às do momento da entrega ou que tenha sinais de utilização indevida, para além da mera abertura da respectiva embalagem, não será reembolsado;
b) Garantir os cuidados necessários com o(s) artigo(s) a devolver, enquanto os mesmos se encontrarem na sua posse. A Decathlon Portugal reserva-se o direito de não aceitar a devolução de artigos onde não conste a respectiva etiqueta ou que tenham sido adulterados, face ao seu estado original;
c) Tomar o devido cuidado com o manuseamento do(s) artigo(s) enquanto este(s) se mantiver(em) na sua posse e, sempre que possível, guardar as caixas originais, as instruções/documentos e os demais materiais de embalagem, para posterior devolução e recolha.
Na redação e apresentação da informação comercial, a Decathlon aplica todos os esforços no sentido de que a mesma se encontre isenta de erros tipográficos e, sempre que estes ocorram, procederá à sua imediata correção. No entanto, no caso da informação apresentada não corresponder às características do produto, assiste ao Cliente o direito à resolução do contrato de compra e venda.Salvo perante falta de conformidade ao abrigo da garantia, não são aceites trocas ou devoluções de equipamentos de proteção individual (mosquetões, capacetes, entre outros), quaisquer produtos perecíveis, tais como artigos alimentares, produtos cosméticos, de higiene ou para tratamento de lesões.
O Cliente não tem direito à resolução do contrato no caso de fornecimento de produtos personalizados ou que, pela sua natureza, não possam ser reenviados ou sejam susceptíveis de se deteriorarem ou perecerem rapidamente.
Formas de trocas e devoluções
O Cliente poderá fazer a troca ou devolução do artigo comprado online, de forma gratuita, das seguintes formas:
Nas nossas lojas;
a) Num balcão CTT (1,5m e até 30kg);
b) Num KIOSK VASP (50cm×50cm e até 10kg);
c) Agendar Recolha na Morada (apenas para artigos a partir de 30kg ou 1,5m).
Via Loja – De forma gratuita
O Cliente deverá dirigir-se a qualquer loja física Decathlon e apresentar o artigo conforme o recepcionou, apresentando a respectiva fatura. A devolução será efetuada pelo mesmo meio de pagamento utilizado na compra.
EXCEÇÃO: As compras efetuadas através da aplicação da Klarna não poderão ser devolvidas em loja física.Via Ponto de Recolha – De forma gratuita
O Cliente deverá dirigir-se ao Ponto de Recolha onde levantou o artigo, deixá-lo nas mesmas condições em que o recepcionou, devidamente embalado e com a respectiva fatura. A devolução será efetuada via transferência bancária independentemente do meio de pagamento utilizado.
Via Transportador – no domicílio indicado e de forma gratuita
O Cliente deverá aceder a este link e seguir os passos indicados para efetuar a troca e/ou devolução dos artigos comprados.
Para poder exercer o seu direito de livre resolução do presente contrato, o cliente terá de comunicar a sua decisão de resolução, em qualquer loja física Decathlon ou no serviço de Apoio ao Cliente, por meio de uma declaração inequívoca (por exemplo, carta enviada pelo correio, fax ou correio eletrónico).
O cliente tem sempre a obrigação de devolver todos os artigos, no prazo máximo de 14 (catorze) dias, a contar do exercício de livre resolução do contrato, ou seja, do dia em que informou a Decathlon, ou do pedido de Troca ou devolução efetivas, ao abrigo da Política. Considera-se que este prazo é respeitado se o cliente devolver os artigos antes do termo dos 14 (catorze) dias.
Reembolsos
Em caso de resolução do presente contrato, todos os pagamentos efetuados pelo Cliente serão reembolsados através do mesmo meio de pagamento utilizado na transação inicial, salvo acordo expresso em contrário, incluindo os custos de entrega (com exceção dos custos suplementares resultantes da eventual escolha de uma modalidade de envio diferente da modalidade menos onerosa oferecida pela Decathlon).
Nos casos de pagamentos realizados por Referência MB, o reembolso é efetuado através de transferência bancária.
O reembolso, em qualquer caso, será efetuado no mais tardar no prazo de 14 (catorze) dias, a contar da data em que a Decathlon for informada da sua decisão.
A Decathlon informa que, nos termos da legislação em vigor, poderá proceder à retenção do valor do reembolso até à recepção física dos artigos devolvidos ou enquanto o Cliente não apresentar prova da devolução do bem.
Devolução dos custos de Entrega:
No caso de devolução de 100% dos artigos comprados, a Decathlon reembolsa o valor integral da encomenda, incluindo o custo original do envio;
No caso de devolução parcial dos artigos comprados, a Decathlon reembolsa o valor do artigo devolvido e a parte correspondente ao custo de transporte;
O Cliente não suportará os custos de devolução dos artigos que sejam recolhidos pelo Transportador na morada por si indicada, nem nos Pontos de Recolha.
Cancelamento
O Cliente pode cancelar a sua encomenda até à entrega da mesma, com direito ao reembolso de todas as quantias pagas.
Caso seja uma encomenda cujo meio de pagamento seleccionado tenha sido a transferência bancária, a sua não verificação no prazo de 7 dias (sete) dias, subsequentes à data da sua confirmação no sítio, implica o seu cancelamento automático.
Para efetuar qualquer cancelamento, o Cliente deverá contactar a Decathlon através de um dos meios colocados ao seu dispor. Apenas será possível proceder ao cancelamento prévio da encomenda se esta se encontrar no estado “Preparação”, na sua área pessoal, através da consulta “Detalhe da sua encomenda”. Porém, se a mesma já se encontrar no estado “Envio” a encomenda será expedida, podendo o Cliente efetuar uma devolução posterior.
As encomendas de produtos customizados (exclusivos Decathlon) não podem ser cancelados antes do envio, pois o processo de customização já se encontra em curso, uma vez que este se inicia imediatamente após a recepção da encomenda.
GARANTIA
Todos os artigos estão cobertos por garantia, cujos prazos poderão variar de acordo com algumas questões, bem como se aplicam aos consumidores que sejam pessoas singulares e que destina o produto adquirido exclusivamente a uso pessoal:
1. Garantia Legal.
Todos os artigos estão cobertos pela garantia legal ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de Outubro e na demais legislação aplicável, nos termos aí previstos, nomeadamente:
a) 3 anos, para a generalidade dos bens ou serviços;
b) 2 anos, para conteúdos ou serviços digitais;
c) 18 meses, para os bens usados.
Ao abrigo da Lei, o Cliente poderá denunciar a falta de conformidade detectada num dos nossos produtos, através de carta, correio eletrónico ou outro meio susceptível de prova, tendo direito à sua reparação ou substituição, à redução proporcional do preço ou à resolução do contrato de acordo com os termos e condições previstas na Lei.
Para o exercício dos seus direitos ao abrigo da garantia é fundamental a apresentação da fatura de compra original ou o seu cartão Decathlon com registo da compra, como prova de compra.
NOTA: Para os produtos adquiridos até 31 de Dezembro de 2021, vigoram os termos do disposto D.L. n.º 67/2003, de 08 de Abril, sendo o período de garantia legal de 2 anos.
2. Garantias Comerciais Gratuitas
Em alguns produtos oferecemos uma extensão voluntária e gratuita da garantia para além do prazo de garantia previsto na Lei (designada por Garantia Comercial). Por exemplo: Garantia vitalícia para o quadro e alguns componentes das bicicletas de marca BTWIN; Garantia pelo prazo de 10 anos para as mochilas de marca QUECHUA; Garantia pelo prazo de 5 anos para estrutura das máquinas de cardio-fitness de marca DOMYOS.
As garantias comerciais cobrem desconformidades que comprovadamente resultem de defeitos do material ou defeitos de fabrico (sujeitas a verificação pela Decathlon), existentes nos artigos ou componentes cobertos pela garantia.
As garantias comerciais são válidas a partir da data da compra. Para troca ou devolução, ao abrigo da garantia, terá de apresentar a fatura de compra original ou o seu cartão Decathlon com registo da compra, como prova de compra.
Sem prejuízo do previsto na lei, em caso de troca ou substituição de produtos ao abrigo da garantia comercial, não haverá lugar à recontagem ou a nova extensão do prazo de duração da garantia. O prazo de garantia é sempre contado da data da compra e não da data da troca ou substituição do artigo.
A APLICAÇÃO DAS GARANTIAS COMERCIAIS NÃO AFASTA A APLICAÇÃO DO PREVISTO NO Decreto-Lei nº. 84/2021 ou diploma legal que o modifique ou que o substitua, NEM AFETA QUALQUER OUTRO DIREITO LEGALMENTE PREVISTO.
Consulte mais informações sobre as nossas garantias aplicáveis aos clientes que sejam pessoas colectivas e entidades públicas, aqui.
Caso o produto adquirido apresente defeito ou avaria, o Cliente deverá comunicar a situação ao Serviço de apoio ao Cliente ou diretamente na Loja, no prazo máximo de dois meses a contar do seu conhecimento, informando o número da sua encomenda e a descrição do mau funcionamento. Os custos com a devolução ou recolha de artigos, dentro do período da garantia, serão suportados pela Decathlon, caso se confirme o defeito ou avaria.
Após a recepção do artigo pela Decathlon, procederá a uma verificação técnica que, em caso comprovado de falta de conformidade, dará lugar à sua reparação, substituição ou devolução (neste último caso, com o respectivo reembolso).
Se a verificação técnica detectar sinais de mau uso, e/ou qualquer problema que possa ter causado o mau funcionamento do artigo (por exemplo: queda, humidade, montagem indevida, falta de manutenção, etc.), o Cliente será contactado, pois a garantia não poderá ser acionada.
As garantias são aplicáveis exclusivamente em Portugal e para compras efetuadas em Portugal.
O Cliente deverá ler atentamente todas as instruções e folhetos que acompanham os produtos adquiridos, bem como as nossas instruções de montagem e manutenção quando aplicáveis. As garantias não cobrem danos acidentais, diretos ou indiretos, nem decorrentes de má utilização, utilização dolosa ou negligente, nem de falta ou de incorreta manutenção.
OBRIGAÇÕES DOS CLIENTES
O Cliente deve cumprir com as presentes Condições Gerais de Venda e com a legislação em cada momento em vigor.
Cada Cliente compromete-se, nomeadamente, a:
- não divulgar a sua password de entrada no Sítio e guardá-la, de forma a impedir que terceiros não autorizados acedam à sua conta;
- não prestar falsas declarações;
- facultar informação correta relativamente a dados pessoais e morada, nomeadamente para que a encomenda possa ser processada correctamente.
O Cliente é responsável pela veracidade dos dados comunicados à Decathlon e compromete-se a inseri-los de imediato na sua conta, sendo também sua responsabilidade a inserção de quaisquer alterações sobre os mesmos.
A Decathlon declina desde já qualquer responsabilidade por eventual atraso ou impossibilidade de processamento da encomenda, nomeadamente no ato de entrega, decorrente de erro ou insuficiência dos dados comunicados pelo Cliente.
RESPONSABILIDADE E EXCLUSÕES
A responsabilidade da Decathlon relativamente a qualquer produto adquirido através do sítio é limitada exclusivamente ao valor correspondente ao respectivo preço de aquisição.
A Decathlon não poderá ser responsabilizada por danos sofridos por terceiros resultantes do uso dos seus produtos, nem em consequência da sua utilização indevida.
A Decathlon rejeita qualquer tipo de responsabilidade por perdas ou danos indiretos, que ocorram por efeito consequencial das perdas ou danos principais, mesmo que originados pela prática de ilícito, contratual ou extracontratual, incluindo a mera negligência, fosse ou não previsível, exemplificativamente a título de:
- perda de rendimentos ou de proveitos;
- perda de negócio;
- perda de resultados ou de contratos;
- lucros cessantes;
- perda de dados ou de horas de atividade.
Devido à natureza de rede aberta do presente website e à possibilidade de indisponibilidade do sistema quanto ao armazenamento e transmissão de informação digital, a Decathlon assume a responsabilidade de aplicar todos os esforços possíveis para garantir a precisão e a segurança da informação transmitida ou obtida através dele, salvo quando aqui seja expressamente referido o contrário.
Com a máxima amplitude permitida por lei, a Decathlon não assume nenhum tipo de garantia, sem que, todavia, isso implique a exclusão da responsabilidade que não possa ser legalmente afastada no âmbito dos direitos dos consumidores.
Nada do disposto na presente cláusula prejudica os direitos legais do Cliente, enquanto consumidor, nem afeta o seu direito de resolução do Contrato.
COMUNICAÇÕES ENTRE AS PARTES
Salvo quando forma especial for exigida neste contrato, todas as comunicações entre as partes devem ser efetuadas por escrito, mediante carta ou correio eletrónico e dirigidas para os endereços indicados.
A Decathlon contactará, preferencialmente, o Cliente através de correio eletrónico ou fornecer-lhe-á informação inserindo avisos neste website. Para fins contratuais, o Cliente aceita este meio de comunicação, por via eletrónica e reconhece que quaisquer contratos, avisos, informação e outras comunicações que a Decathlon lhe transmita por via eletrónica satisfazem a exigência legal de que tais comunicações sejam feitas por escrito.
As comunicações efetuadas por escrito considerar-se-ão realizadas na data da respetiva receção ou, se por correio eletrónico, no dia do envio. As comunicações efetuadas por carta registada com aviso de recepção considerar-se-ão realizadas na data de assinatura do respectivo aviso ou no 5.º dia útil a contar da data do registo.
Para efeitos de realização de citações e notificações no âmbito de processos judiciais, a Decathlon convenciona como morada a constante no presente contrato e o Cliente a morada indicada no seu registo, no ato da compra.
A alteração de morada por parte do Cliente, incluindo os endereços eletrónicos, deve ser comunicada à Decathlon no período de 30 dias subsequentes à alteração e terá efeitos apenas a partir da data em que a alteração tiver sido efetivada e poderá adiar o envio da encomenda.
Todas as informações contratuais estão escritas em língua portuguesa, assim como a informação dos artigos, comunicações por correio eletrónico e formalização da venda.
Os registos informatizados, conservados nos sistemas informáticos da sociedade SPDAD, em condições de segurança, consideram-se como uma prova das comunicações, das encomendas e dos pagamentos produzidos entre as partes.
TRANSMISSÃO DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Não obstante, nenhuma transferência, cessão ou oneração de tal posição, ou ato de disposição do contrato, poderá ter por efeito a limitação dos direitos legais do Cliente, enquanto consumidor, ou reduzir e/ou limitar, de qualquer modo, qualquer garantia prestada pela Decathlon ao Cliente, de forma expressa ou implícita.
Em qualquer caso, a Decathlon informará através de seu website as alterações que vierem a ter impacto na relação com os seus Clientes.
EVENTOS FORA DO CONTROLO DO VENDEDOR
A Decathlon não será responsável por incumprimento, ou mora no cumprimento, de qualquer obrigação decorrente das presentes CGV ou do Contrato que seja devida a evento fora do seu controlo razoável ("Evento de Força Maior").
Um Evento de Força Maior compreende qualquer acontecimento, ato ou omissão, fora do controlo razoável do Vendedor e inclui, em particular (mas não de forma exclusiva), os seguintes:
1. greves, lockouts e outras ações laborais;
2. levantamentos civis, tumulto, invasão, ataque terrorista ou ameaça de ataque terrorista, guerra (declarada ou não) ou ameaça de preparativos de guerra;
3. fogo, explosão, tempestade, inundação, tremor de terra, afundamento, epidemia, pandemia, ou outro desastre natural;
4. impossibilidade do uso de caminhos de ferro, de transportes marítimos, aéreos, rodoviários ou outros meios públicos ou privados de transporte;
5. impossibilidade do uso de redes de telecomunicações públicas ou privadas;
6. leis, decretos, regulamentos ou restrições do Governo;
7. quaisquer greves, interrupções ou acidentes que afetem serviços postais ou de transporte relevantes.
A obrigação de cumprimento da Decathlon em qualquer contrato poderá ficar suspensa pelo tempo que durar um Evento de Força Maior e dará lugar a uma prorrogação do respectivo prazo equivalente àquela duração.
A Decathlon fará esforços razoáveis para pôr termo a um Evento de Força Maior, ou para encontrar solução que permita o cumprimento das suas obrigações contratuais apesar da sua existência.
ACORDO INTEGRAL
Ambas as partes reconhecem que, ao celebrarem o contrato, nenhuma delas baseou a respectiva motivação em declaração, compromisso ou promessa feita pela outra, ou que pudesse considerar-se implícita em algo que tivesse sido dito ou escrito em negociações ocorridas entre as partes em momento anterior à celebração do contrato, salvo quando o contrário resulte das CGV.
Nenhuma das partes poderá prevalecer-se do facto de a outra ter produzido afirmação não verdadeira, oral ou escrita, anteriormente à celebração de um contrato (salvo quando tal afirmação tenha sido feita com fraude) e apenas poderá socorrer-se das regras do incumprimento contratual que resultam das presentes CGV.
ALTERAÇÃO DAS CGV PELO VENDEDOR
RANKING DE PRODUTOS
Por defeito, os produtos oferecidos no site da Decathlon, com exceção do Marketplace são classificados de acordo com categorias gerais como, por exemplo:
- Desportos, que são listados por ordem alfabética;
- As categorias de pessoas em causa: Mulheres, Homens, Crianças ou Bebés;
- Acessórios ou equipamentos, produtos de nutrição, promoções, marcas, segunda vida;
Estas categorias podem diferir de um território para outro e evoluir por período e por horas extraordinárias.
Os clientes podem assim procurar um produto através destas categorias, que contém subcategorias e possibilidades de filtragem para o cliente.
Quando o cliente seleciona estas categorias e subcategorias, os produtos são-lhe oferecidos por defeito de acordo com um algoritmo baseado nas melhores vendas e na taxa de disponibilidade dos produtos.
No entanto, em certas ocasiões (pontos altos do comércio, sazonalidade, novos produtos, eventos, etc.), certas categorias, subcategorias de produtos ou tipos de produtos podem ser oferecidos como prioridade durante um determinado período, por iniciativa da Decathlon.
O cliente também pode utilizar o motor de busca para procurar um produto introduzindo uma ou mais palavras-chave. Neste caso, os resultados correspondentes à sua pesquisa ser-lhe-ão apresentados por defeito de acordo com um critério de relevância, o qual é determinado da seguinte forma: os produtos que melhor correspondem às palavras-chave introduzidas pelo clientes são apresentados como prioritários.
No entanto, é possível ao cliente modificar esta classificação por defeito, selecionando um critério de classificação diferente de acordo com o mesmo:
- preço baixo a alto (do mais barato ao mais caro) ou
- de alto a baixo preço (do mais caro ao mais barato),
- descontos, de alto a baixo, ou
- classificações de clientes (dos produtos melhor classificados para os produtos menos classificados), ou
- artigos descontinuados.
Qualquer alteração na organização, classificação e/ou critério que possa influenciar na tomada de decisão do cliente será informada no website da Decathlon.
RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS
A Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro, determina que os fornecedores de bens ou prestadores de serviços estabelecidos em território nacional devem informar os consumidores relativamente às entidades de RAL disponíveis ou a que se encontram vinculados por adesão ou por imposição legal decorrente de arbitragem necessária, devendo ainda informar qual o sítio electrónico na internet das mesmas.
A Decathlon não aderiu a nenhum mecanismo de resolução alternativa de litígios.
De todo o modo, poderá descarregar aqui os centros de resolução alternativa de litígios e, assim, iniciar um processo de resolução extrajudicial de litígios.
Mais informamos que, para dirimir litígios que tenham origem em compras online, poderá recorrer a um sistema de resolução, denominado de “Plataforma ODR Online Dispute Resolution/ RLL em português”, criada pela EU. Aceda aqui à plataforma.
LEI E FORO APLICÁVEIS
Excepto quando tal acarrete graves inconvenientes para o Cliente, os quais devem ser demonstrados de forma objectiva, as partes acordam em submeter qualquer litígio emergente da aplicação, interpretação ou execução do presente Contrato ao foro da comarca da Amadora, com expressa renúncia a qualquer outro.