Escolher um cadeado em função do nível de segurança:
A nossa equipa definiu um protocolo de teste com um laboratório independente: o Centro Nacional de Prevenção e de Proteção (CNPP).
Para esse efeito, adotámos uma abordagem na perspetiva do ladrão, utilizando métodos de roubo reais.
Consoante os resultados dos testes realizados pelo laboratório do CNPP, atribuímos uma nota de 0 a 10 a cada cadeado. Essa nota é representativa do tempo necessário e da dificuldade em arrombar ou abrir o cadeado.
- Nota entre 1/10 e 3/10
Os cadeados classificados com nota entre 1/10 e 3/10 têm um nível de segurança FRACO: são cadeados de cabo, previstos para proteger apenas acessórios (capacete, selim, bolsa...) Exemplo
- Nota entre 4/10 e 7/10
Os cadeados classificados com nota entre 4/10 e 7/10 têm um nível de segurança MÉDIO: são cadeados de corrente, cadeados em U, cadeados de segmentos dobráveis. São concebidos para prender de forma segura uma bicicleta a uma estrutura fixa. Exemplo
- Nota entre 8/10 e 10/10
Os cadeados classificados com nota entre 8/10 e 10/10 têm um nível de segurança ALTO: são cadeados de corrente, cadeados em U, cadeados de segmentos dobráveis de alta gama ou cadeados de quadro. São concebidos para prender de forma segura uma bicicleta a uma estrutura fixa. Exemplo
Importante:
Nenhum cadeado é indestrutível, todos podem ser cortados com uma rebarbadora. É por essa razão que não atribuímos a nota 10/10.
Que tipo de cadeado pretende utilizar em função das suas necessidades?
- Os cadeados de segmentos dobráveis
Compactos e funcionais, oferecem várias possibilidades de fixação. Poderá prender rapidamente o quadro da bicicleta a um ponto fixo não específico, como um poste de iluminação ou um poste de sinal de trânsito.
Saiba no entanto que, tendo em conta a sua forma plana e os segmentos articulados, este cadeado destina-se sobretudo a paragens de curta duração.
- Os cadeados de cabo
Se proteger a bicicleta é uma necessidade absoluta, não será menos importante proteger os seus acessórios dos amigos do alheio.
O selim, o capacete, a bolsa ou o cesto podem ser presos uns aos outros usando um cabo flexível. Leve, compacto e funcional, o cabo flexível oferece uma proteção suficiente para estes pequenos elementos indispensáveis à prática de ciclismo.
Tenha, no entanto, em conta que um cabo flexível não poderá garantir a proteção da bicicleta em si. Não o aconselhamos por isso a utilizar este tipo de cadeado para prender a sua bicicleta. Se o fizer, poderá estar certo de não voltar a ver a sua bicicleta quando chegar ao local. Cada tipo de cadeado tem a sua especificidade!
- Os cadeados em u
Compactos e muito resistentes, são a melhor solução contra o roubo! Verdadeiro pesadelo para os ladrões, este tipo de cadeado dissuade qualquer pessoa mal intencionada devido a sua robustez.
Saiba que um cadeado em ''U'' grande e um "mini U'' podem ter o mesmo nível de segurança. A razão prende-se com o facto de os "mini U" serem mais difíceis de arrombar em certos casos. Se necessita de prender apenas uma bicicleta, o "mini U" é perfeitamente indicado. Se pretende prender várias bicicletas, utilize um cadeado em ''U'' maior.
Não se esqueça que existem diferentes níveis de segurança em função das suas necessidades.
- Os cadeados de corrente
Com diferentes comprimentos, este tipo de cadeado oferece múltiplas possibilidades de fixação pelo facto de ser flexível e resistente. Esta polivalência permite-lhe utilizar uma estrutura fixa específica para bicicletas ou uma árvore, vedação ou poste. Para maior segurança ainda, pode deixar a fechadura do cadeado virada para baixo, mas evitando que esta toque no chão.
Se usar um modelo com corrente mais comprida, poderá prender várias bicicletas.
Não se esqueça que existem diferentes níveis de segurança. Quanto mais ALTO for o nível de segurança, mais pesado será o cadeado, devido à dimensão dos elos da corrente e à qualidade do bloco de fechadura
- Os cadeados integrados no quadro
Este tipo de cadeado fica fixo na bicicleta e permite bloquear a roda traseira. É um sistema difícil de arrombar e impede o ladrão de fugir montado na bicicleta. É a solução ideal para paragens de curta duração.
Para uma máxima segurança ou para paragens mais prolongadas em zonas de risco, é recomendado prender a bicicleta a um ponto fixo com outro tipo de cadeado.