Se costumas treinar regularmente, é natural que nem sempre tens a sorte de sair com sol radioso num lindo céu azul. Apanhares chuva durante a tua sessão de corrida será assim inevitável, mas não significa que deixarás de sentir prazer. Explicamos como.
Antes
Não desistas de ires correr se as previsões meteorológicas não forem favoráveis ou se vires que o tempo lá fora não está famoso... A chuva nunca matou um atleta! Além disso, o facto de já estares prevenido permitir-te-á preparares-te com o equipamento mais apropriado em função do tipo de precipitação. Para uma chuva fina, privilegia um corta-vento repelente de água, para uma chuva forte, o uso de um casaco impermeável será mais indicado, além de calças impermeáveis. Se fores correr com a tua mochila de trail, poderás também levar a tua panóplia impermeável (compactável em pequenas bolas) para antecipar a mudança de tempo. Seja como for, visto que não podemos escolher as condições climatéricas para o dia da nossa prova, mais vale procurarmos adaptarmo-nos treinando e testando o equipamento antes do dia D.
Certifica-te, no entanto, de que o teu telemóvel, leitor de MP3 e dinheiro estão bem protegidos para evitar dissabores.
Ver casacos corta-vento e impermeáveis
Ver calças impermeáveis de corrida para homem
Ver calças impermeáveis de corrida para mulher
Durante
Já estás a correr à chuva e o mais difícil era mesmo ganhares coragem. Apercebes-te então que a experiência não é assim tão má, a água costuma apenas molhar e nunca matou um atleta..?
Depois de molhado, poderás até retirar algum prazer ao atravessares poças de águas, cumprimentares outros atletas com quem te cruzas e trocares um olhar cúmplice como quem diz "é bom vermos que não somos os únicos motivados".
Não deixes, no entanto, de tomar precauções nos momentos de grande trovoada. Na presença de trovões, não te armes em herói, procura um abrigo e espera até o tempo acalmar, liga para um amigo ou familiar para te ir buscar ou, em alternativa, chama um táxi ou apanha um transporte público, se possível. Se não conseguires encontrar abrigo, a solução mais segura é fazeres-te o mais pequeno possível, visto que os trovões só atingem os pontos mais altos.
Ver bolsa impermeável para telemóvel
Depois
É sempre um orgulho terminar uma sessão de corrida à chuva. A sensação de ter enfrentado as adversidades da natureza dá-nos uma grande satisfação. Já terás reforçado um pouco mais a tua determinação para os teus próximos objetivos. Além disso, poderás orgulhar-te por teres encontrado a motivação quando muitos outros desistiram da ideia quando foram à janela e viram o mau tempo! BRAVO, as nossas felicitações!