As temperaturas estão mais amenas, o sol já começou a despontar e já cheira a primavera. E as tuas crianças, tal como os adultos, tencionam aproveitar ao máximo! Mas antes de montar na bicicleta para desfrutar dos prazeres das duas rodas ao ar livre, existem algumas precauções técnicas que importa não esquecer.
Queremos usar as bicicletas depois do inverno, mas por onde devemos começar?
Porque não seguir o conselho de Ludovic, responsável pelos protótipos industriais da B'TWIN? Prepara-te: ele vai indicar-nos todos os pequenos pontos a verificar nas bicicletas depois do inverno. Porque os teus filhos, por muito dinâmicos que sejam, têm evitado sair de bicicleta nos últimos meses. Do teu lado, também não tem sido muito produtivo quando se trata de andar de bicicleta. Dito isto, compreendo-te um pouco. E antes de ires buscar a bicicleta do "Tomás" e a BTT da "Leonor" (também se aplica se os teus filhos tiverem outros nomes), e a tua bicicleta híbrida, é necessária uma pequena manutenção para poderes circular em total segurança.
Garanto-te que não tens de ser "Bob o Construtor" para verificar se as bicicletas continuam operacionais.
Etapa 1: verificar os elementos de segurança
As rodas, a suspensão, o avanço, o guiador, a pedaleira, etc.
Primeiro que tudo, pega numa chave de bocas e aperta as porcas das rodas, para que se mantenham fixas no quadro.
“De seguida, é necessário verificar se a suspensão não tem folga. Deve estar bem fixa no quadro”, indica o Ludovic.
A mesma verificação relativamente ao avanço: coloca entre as pernas a roda dianteira da bicicleta a verificar, segura o guiador ao contrário e tenta movê-lo da direita para a esquerda. “Se o guiador estiver mal apertado, vai mover-se imediatamente”, especifica o Ludovic.
Se tiveres dúvidas relativamente a uma fixação, se te parecer haver folga na pedaleira ou ao nível do guiador, ou se os calços de travão parecerem gastos, recorre a um especialista para a verificação da bicicleta. Os nossos técnicos na oficina DECATHLON estão à tua disposição.
Etapa 2: efetuar a manutenção habitual antes da saída
Se estiver tudo bem relativamente à segurança, passamos à manutenção clássica. “Enchemos o pneu dianteiro e o traseiro para não irmos com os pneus vazios. Certificamo-nos de que os travões funcionam bem e lubrificamos todos os componentes da transmissão, especialmente as correntes e a pedaleira”, esclarece o nosso especialista.
Uma pequena limpeza do pó e está feito! Tiramos os capacetes do armário, as bicicletas da garagem ou do corredor, e seguimos para o primeiro passeio de primavera!
A manutenção das bicicletas não é o seu forte? preparamos um pequeno glossário para ajudar!
Não te opões à manutenção das bicicletas, mas não sabes muito sobre o assunto... Reunimos um pequeno glossário "de manutenção de bicicletas de criança" para te ajudar:
- "quadro": é o que liga as diferentes partes de uma bicicleta de criança ou de aprendizagem (o mesmo se aplica às bicicletas para adultos).
- "punhos": é onde pousamos as mãos. É a parte mais "alta" do guiador.
- "porcas": seguram os raios. Estão aparafusadas na jante do lado do raio.
- "calços dos travões": são os elementos que abrandam ou param a bicicleta devido à fricção na jante.
- "avanço": liga o guiador ao eixo de direção da bicicleta.
Para saber tudo sobre a manutenção e reparação de bicicletas, consulta a nossa página do spv:
Queres saber mais sobre a manutenção de bicicletas de criança ou de adulto? Que peças deves comprar para lhe dar um novo visual? Ou precisas simplesmente de um tutorial em vídeo sobre como mudar a câmara-de-ar? Reunimos conselhos para te acompanhar-te!
Ver os conselhos de "manutenção e reparação"
Agora estás pronto para verificar as bicicletas das crianças antes do primeiro passeio do ano. Desejamos-te uma boa viagem... em duas rodas, claro!