O protetor solar é essencial para proteger a tua pele do sol durante as atividades desportivas no exterior. O mais importante é o fator de proteção solar do creme.
Exposição prolongada ao sol quando praticas atividade física, ou simplesmente quando estás no exterior, pode danificar seriamente a pele. O protetor solar é assim absolutamente essencial.
A importância do protetor solar
Quer seja no pico do verão ou no inverno profundo, protegermo-nos dos perigosos raios solares é fundamental.
É aqui que entra o protetor solar: protege efetivamente dos UV, para que te possas divertir no exterior com tranquilidade.
O mais importante no protetor solar é o fator de proteção solar. Há dois critérios que te ajudam a escolher o adequado: quão sensível a tua pele é, e quanto irás estar exposto ao sol.
Escolher um protetor solar adequado à tua pele
Ao escolher o protetor solar, precisas de saber quão sensível a tua pele é ao sol. Isto é designado o "fototipo" da tua pele.
Há 4 fototipos:
- pele extremamente sensível, que queima sempre ou nunca bronzeia.
- pele sensível, que queima facilmente e bronzeia pouco.
- pele média, que queima facilmente e bronzeia pouco.
- pele resistente, que nunca queima e bronzeia facilmente.
Também precisas de saber como será a exposição ao sol. Lembra-te que quanto mais intenso for o brilho solar, mais te deves proteger do sol.
Há 3 categorias de exposição:
- moderada: atividades no exterior, etc.
- elevada: desportos aquáticos ou atividades prolongadas no exterior.
- extrema: atividades em montanha ou nos trópicos.
Com base nestes dois critérios, escolhe o FPS que te é mais adequado: FPS 30, FPS 50 ou FPS 50+.
No caso de crianças, recomendamos usar sempre FPS 50+. Fazemos a mesma recomendação no caso de pessoas com um fototipo muito sensível ou sensível, ou que praticam uma atividade que envolva exposição alta a extrema. Isto irá proteger a tua pele dos raios UV.
Lembra-te de aplicar o protetor solar a cada 2 horas e de complementar esta proteção cobrindo qualquer pele exposta com roupa e um chapéu.
Que fórmula escolher?
Há dois tipos de fórmulas: orgânicas e minerais. A diferença assenta nos filtros usados para as fazer.
Os filtros orgânicos, também conhecidos como filtros químicos, absorvem os UV. A pele precisa de absorver o protetor para ficar protegida, pelo que deves aplicar o protetor solar antes da exposição ao sol. No entanto, este tipo de fórmulas pode levar a alergias e afetar as nossas hormonas, porque a pele fica impregnada com os ingredientes.
Os filtros minerais refletem os UV. Os protetores solares com filtros minerais são assim efetivos a partir do momento em que os aplicas, não correm o risco de originar alergias e não contêm desreguladores endócrinos. Além de ser perfeito para pele sensível, este tipo de protetor não polui os oceanos e recifes corais, uma vez que os filtros são naturais. A única desvantagem é que é necessário aplicá-lo mais frequentemente do que um creme orgânico.