Quer estejas à procura de um skate para as tuas deslocações na cidade, de uma prancha para os passeios cool à beira mar ou de um skate para aprenderes os teus primeiros passos de dancing, temos uma tábua feita para ti.
Não consegues distinguir os cruisers, os skates e os longboards?
Estes skates, com as suas formas particulares, têm utilizações muito específicas: o cruiser para a mobilidade e o longboard para as sensações de velocidade e um conforto inigualável.
Vamos esclarecer-te sobre as diferenças práticas entre estas pranchas!
Ver todos os artigos de skateboard
O cruiser
Cruiser designa simplesmente o ato de passear e de desfrutar aquilo que podemos experimentar em qualquer prancha de skate: uma sensação de liberdade!
Graças à sua tábua pequena e ás suas rodas grandes e macias, o cruiser permite que te desloques com conforto, mantendo o nosso planeta bem limpo!
É a prática mais acessível e mais comum. A utilização do skate como meio de transporte volta a estar na moda. Devido a uma consciência ecológica, ou simplesmente porque estão cansados das condições de transporte, muitos habitantes das cidades mudaram os seus hábitos.
Conheça dos nosso cruisers
O YAMBA 500 é um cruiser prático e divertido para explorar a cidade. A sua tábua em madeira torna-o mais estável do que um cruiser em plástico. A sua pequena dimensão e o seu peso pluma permitem prendê-lo à mochila ou levá-lo debaixo do braço. Rodas de 59 mm. 7 camadas de ácer canadiano com um flex firme e estável. Dimensões: 27,5 (70 cm) x 8,1 (20,7 cm). Ver aqui
O YAMBA 900 é uma prancha polivalente entre o cruiser e o skate. A tábua é larga, o concave médio e a tail levantada, o que te vai permitir fazer alguns tricks durante os teus passeios. O praticante de skate experiente desfrutará deslizando com esta prancha divertida. Plataforma composta por 7 camadas de ácer canadiano. Ver aqui
O BIG YAMBA é um cruiser em plástico, de tamanho grande, dinâmico e leve, um verdadeiro cruiser da velha escola. É perfeito para as deslocações na cidade. É mais comprido e mais largo do que o YAMBA clássico para uma maior estabilidade. Ver aqui
Longboard de passeio
Um longboard é maior do que um cruiser ou um skate comum. A tábua está concebida para proporcionar um máximo de estabilidade e suavidade. Estão equipados com rodas grandes e macias e trucks grandes para experimentar a sensação de deslizar sem obstáculos.
Estas pranchas são bastante fáceis para se iniciar e destinam-se a todos os que procuram um skate para passear à beira-mar ou na cidade. A tábua grande oferece uma boa estabilidade e com um pouco de treino é possível encontrar facilmente o equilíbrio. Com um longboard, procuramos sobretudo fazer viragens longas e suaves, e não tanto passar rapidamente entre obstáculos.
O drop 100
O DROP 100 é um longboard ideal para as pequenas estaturas que desejam começar a passear num longboard.
Os trucks estão montados em "drop through" (as bases dos trucks estão na parte de cima da tábua). Esta montagem permite rebaixar a tábua o que proporciona inúmeras vantagens.
1) A tábua está mais baixa conferindo uma maior estabilidade.
2) É mais fácil e menos cansativo empurrar quando a tábua está mais baixa porque a distância ao solo é inferior.
Trucks de 150 mm e rodas macias (78A) de 59 mm para um real conforto de deslize mesmo em pisos mais rugosos.
Longboard surfskate
O surf skate, como o nome indica, permite reencontrar as sensações do surf no asfalto. O CARVE 540 é uma prancha muito divertida de utilizar. A sua utilização requer algum treino, mas após algumas tentativas progride-se rapidamente e alcança-se depressa o prazer de deslizar! É adequada tanto para passeio como para a prática num pump track ou num bowl.
Este longboard permite avançar bombeando, ou seja, sem pôr o pé no chão, a aceleração é feita colocando a prancha num ângulo. É, de alguma forma, uma reprodução do surf no asfalto.
O CARVE 540 está equipado com um truck dianteiro com uma grande amplitude que permite aos praticantes de skate fazer viragens cortadas à imagem das viragens executadas no surf. Pode-se imitar certas figuras como o cut back ou o bottom turn.
É composto por uma tábua rígida em ácer canadiano com um flex firme e rígido para assegurar uma boa estabilidade nas viragens. As rodas e os trucks do CARVE 540 permitem um controlo preciso da prancha, tanto a uma velocidade baixa como elevada! Ver aqui
Longboard dancing - freestyle
O Dancing é uma disciplina freestyle associada ao longboard. Como o Downhill, esta prática é excelente para melhorar a agilidade e o equilíbrio.
Com efeito, o Dancing, como o seu nome indica, consiste em dançar sobre a prancha em movimento, efetuando passos mas juntando também rotações e sequências.
Esta prática requer uma prancha muito flexível e reativa, com materiais específicos. Foi isto que levou os nossos projetistas a criar a Dance 500, o novo longboard de dancing da Decathlon Skateboard. Desenvolvemos também a Dance 100 para os principiantes que desejam começar a praticar longboard dancing.
Conheça os nossos longboards dancing
O DANCE 100 é a nossa nova prancha de dancing. Adequada para o principiante que procura uma prancha adaptada para aprender os primeiros passos. O corte do grip está adaptado à prática do dancing, com zonas lisas para facilitar a deslocação dos pés e zonas com grip para uma boa aderência. As rodas têm 65mm e são bastante macias (80A) proporcionando uma boa aderência. Ver aqui
O Dance 500 foi concebido para os praticantes que pretendem aprender ou aperfeiçoar o seu nível de Dancing. Esta prancha foi desenvolvida em colaboração com os praticantes a fim de assegurar que responde às suas necessidades. Prancha em compósito madeira/fibra de vidro com reforços para um excelente compromisso flexibilidade/dinamismo (pop). Tábua muito sólida graças aos reforços em TPU ao nível do nose, da tail e do contorno da tábua. Ver aqui
Longboard freeride/downhill
O Downhill ou o Freeride são duas das categorias de longboard. Ambas consistem na realização de descidas utilizando pistas íngremes em terrenos de jogo em que a velocidade é fundamental.
Há que referir que estas disciplinas requerem a utilização de proteções, quer sejas principiante ou um praticante experiente, esta prática destina-se aos amantes das sensações fortes!
Os longboards foram concebidos com o objetivo de serem o mais manejáveis possível deslizando a uma velocidade elevada. Ainda que sejam semelhantes, as pranchas de downhill não são feitas para manobras ou passos de dança.
Os longboards de descida são particularmente rígidos para atenuar o efeito da vibração. A maioria não tem tail nem nose e o centro de gravidade é baixo para uma estabilidade máxima.
Conheça o nosso longboard freeride
O FREE 520 foi imaginado e concebido para a aprendizagem da descida em longboard.Esta prancha em forma «DROP» tem um centro de gravidade mais baixo para uma estabilidade máxima mesmo a velocidades elevadas. A tábua tem 9 camadas rígidas de ácer canadiano.
É uma prancha muito estável, manejável e precisa. Os trucks estão montados ao inverso para acentuar as viragens e a reatividade com rodas de 66 mm (dureza 80a) montadas sobre rolamentos ABEC 7, proporcionando velocidade e conforto! Ver aqui