O furo é um dos problemas mais frequentes seja qual for a prática. Para proceder rapidamente à reparação, é necessário escolher a câmara de ar certa para substituir a antiga.
Demasiados tamanhos? Dúvidas sobre a compatibilidade? Não se preocupe, vamos ajudá-lo a escolher e encontrar a câmara de ar que melhor lhe convém.
A escolha da câmara de ar faz-se de acordo com 3 critérios relevantes: O tamanho da roda, o tipo de válvula e a largura do pneu.
O TAMANHO DA RODA
A câmara de ar deve sempre condizer com o tamanho do pneu, sendo que o mesmo está indicado na lateral (flanco) do pneu. Os tamanhos de roda de criança são 12, 14, 16, 20 e 24". As bicicletas de BTT utilizam câmaras de ar 26, 27.5 e 29", as bicicletas de estrada utilizam câmaras de ar 700 e as bicicletas de trekking e cidade 28".
LARGURA DO PNEU
Depois de selecionado o tamanho de roda correto, é preciso descobrir a largura certa do pneu para que a câmara de ar e o pneu fiquem unidos? Isto permite montar a câmara de ar dentro do pneu, evitar os furos devido ao corte da câmara de ar, assim como um maior conforto na bicicleta. A largura do pneu também está indicada na lateral (flanco) do pneu como segunda medida de referência (ex.: 27.5 x 2.10). Graças às propriedades da borracha, as câmaras de ar são compatíveis com várias larguras (ex.: 27.5 x 1.7 até 2.2) o que significa que uma câmara de ar poderá ser compatível com várias medidas de pneus.
O TIPO DE VÁLVULA
Existem dois tipos principais de válvulas de câmaras de ar: SCHRADER (válvula grossa) e PRESTA (válvula fina). De uma maneira geral, todas as bicicletas de criança, cidade, trekking e iniciação do BTT utilizam a válvula SCHRADER devido a facilidade de utilização. As bicicletas de estrada, assim como as bicicletas de Cross-Country utilizam a válvula PRESTA, que é capaz de selar melhor o ar com pressões maiores, no entanto, necessitam de uma bomba com dupla função ou um adaptador.
Descobre todas as câmaras de ar AQUI!